Criativos do voto

Case Diego na Rede | Prefeito São Gonçalo

Vencedor do Prêmio Camp da Democracia | Categoria Maior Inovação

CENÁRIO

Nascido e criado em uma família de educadores no município de São Gonçalo, o jovem administrador de empresas Diego São Paio nunca tinha disputado uma eleição até 2011. No ano seguinte, inconformado com o descaso e o abandono da sua cidade, disputou uma cadeira na câmara municipal da cidade pelo PRP, sendo eleito o vereador mais novo do município com 3.349 votos. Durante os seus 4 anos de mandato, São Paio foi o parlamentar mais produtivo da história da sua cidade, com mais de 200 projetos de lei, 20 deles sancionados. Esse desempenho lhe rendeu vários convites em 2016 para vice-prefeito na chapa de todos os candidatos a prefeito, a maioria deles vereadores como ele na Câmara Municipal de São Gonçalo. Mas São Paio recusou todos os convites para lançar sua candidatura própria, dessa vez por um novo partido: a Rede Sustentabilidade.

DESAFIO

Diante desse cenário tínhamos dois grandes desafios: 
1) tornar conhecido um candidato desconhecido pela população do 2º maior colégio eleitoral do estado do RJ;
2) levar para o 2º turno um candidato com apenas 10 segundos de programa no Horário Eleitoral Gratuito e somente 2 comerciais diários de 30 segundos na TV. Parada dura, não?

INSIGHT

A pedido da coordenação de comunicação, eu e Mauro Assis, dupla responsável pelos programas de TV e pelas inserções comerciais, estudamos o problema e sugerimos que os Lives que Diego São Paio transmitia diretamente da sua sala no QG da campanha para alguns seguidores no Facebook, antes da eleição, fossem transmitidos de outro local durante a disputa eleitoral. E para dar forma e atração a ideia transformamos um galpão no centro de São Gonçalo na Arena Diego São Paio. E as lives em um programa de auditório de TV. E surgia assim um programa que ia ao ar, toda terça, quinta e sábado a noite, logo após o Horário Eleitoral Gratuito. Um programa ao vivo no Facebook, onde internautas e platéia pudessem não só ver como participar fazendo perguntas para São Paio e seus convidados. Surgia assim a versão ampliada do Diego na Rede, o programa onde o gonçalense tinha vez e voz.

RESULTADO

Apesar do ineditismo da campanha e da sua repercussão na mídia gonçalense e nas redes sociais, Diego na Rede não foi suficiente para eleger o nosso candidato perfeito de sua cidade. No entanto, este trabalho ajudou aumentar consideravelmente a sua base eleitoral, tirando-o de um patamar de 3.349 votos conquistados na sua campanha para vereador em 2012 para 33.474 votos em 2016. Um aumento de quase 1000%.

DESEMPENHO ELEITORAL

Se por um lado a campanha não foi suficiente para tornar São Paio prefeito de São Gonçalo, por outro lado o seu desempenho nas urnas foi surpreendente. Para entender isso basta comparar no gráfico acima o tempo de TV de cada candidato durante o Horário Eleitoral Gratuito com o número de votos que obtiveram nas urnas.

Repare bem que com apenas 10 segundos de TV, Diego São Paio obteve mais votos do que todos outros candidatos. Seu “quociente campanha eleitoral” mostra que ele teve 3.347 votos por cada segundo na TV, enquanto o candidato eleito teve 2.346 votos e o 3° colocado (candidato à reeleição) teve apenas 345 votos.

NOMEAÇÃO

Além de ter sua base eleitoral ampliada em quase 1000%, Diego São Paio também teve outra vitória política na sua campanha de 2016. Foi convidado pelo prefeito eleito José Luiz Nancy e nomeado Secretário de Educação de São Gonçalo.

CONSIDERAÇÕES

Se a necessidade é a mãe da criatividade, as restrições impostas pela minireforma política de 2016 foram o “empurrão” para chegarmos em um novo formato de comunicação eleitoral. E o grande barato da campanha Diego na Rede foi utilizar como sua plataforma principal uma ferramenta digital (Facebook) bastante utilizada pelas pessoas, só que de uma maneira pioneira, única e inovadora em 2016.

NR: esta campanha só se tornou um case digno da premiação do Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político (CAMP) graças à dedicação e à integração dos profissionais da Criativos do Voto, da Panorama Streaming, da Deiró Produções e da equipe digital do ex-vereador Diego São Paio, todos, coordenadas pelo publicitário Alexandre Amorim.